Estilista de moda

Os 15 maiores estilistas de todos os tempos!

Confira o nosso ranking dos maiores estilistas de todos os tempos. Ouça aqui:

Quem você considera os maiores nomes da moda de todos os tempos?  

Esse é um assunto muito discutido nos cursos de história da moda. 

Eu mesma estudei sobre a vida de Coco Chanel, Christian Dior, Valentino, Miuccia Prada, Giorgio Armani … tantas vezes e em tantas línguas diferentes!  

Que tal uma abordagem diversa?

Vou falar um pouco do que, na opinião da equipe do My fashion blomme!, faz um estilista ser considerado incrível e aqueles que não podemos deixar de conhecer.  

O que faz um estilista ser considerado incrível? 

A resposta é simples! 

Um estilista incrível é aquele que foi capaz de criar uma estética que revolucionou o mundo da moda e, com isso, ir além, comunicar e inspirar através dos seus designs.   

Vale lembrar que, quando necessário, também souberam confiar e trabalhar com novos talentos e com novas ideias, acompanhando as mudanças do mundo, com um olhar para além da moda.  

Quais são os 15 maiores estilistas do mundo?

Depois de acaloradas discussões, segue os escolhidos pela nossa equipe!

1. Coco Chanel 

Em primeiro lugar, Gabrielle Bonheur Chanel, um nome adorável, não concordam?! 

Coco Chanel para os íntimos, estilista francesa, fundadora da marca Chanel. 

Considerada “modernista” para a época, seus designs eram práticos e buscavam uma “simplicidade luxuosa”.

Chanel mudou a forma da mulher se vestir e se posicionar na sociedade.

Sabe aquele vestidinho básico preto chique, clean, que lhe salva em muitas ocasiões, ele foi criado pela Chanel.  

Ela logo se tornou uma das figuras mais importantes do cenário da moda no século 20, uma verdadeira influencer (um pouco diferente das que conhecemos hoje, mas a lógica é a mesma!).  

Para saber mais sobre a vida de Coco Chanel, não deixe de conferir o vídeo no site oficial da marca no Brasil Inside Chanel e o nosso post: Chanel e Dior: o feminismo e o New Look! Uma rivalidade!

2. Christian Dior

O segundo mais votado foi Christian Dior, o famoso estilista francês reconhecido pela estética “New Look”.

 Os seus tailleurs e vestidos revolucionaram a forma como as mulheres se vestiam no pós-guerra, dando-lhes uma feminilidade e sensualidade pela qual tanto ansiavam naquele momento histórico, depois de tantas dificuldades. 

Vale a pena falar do trabalho de Maria Grazia Chiuri, ex co-diretora criativa de Valentino, que em 2016 foi nomeada a primeira diretora criativa mulher da Dior e em apenas dois anos conseguiu fazer uma grande diferença no mudo da moda, usando os desfiles como plataforma para divulgar mensagens relevantes, como o female empowerment.   

Veja a história do estilista e sua Maison, clicando aqui:  História da Maison Dior. É uma página incrível da empresa, com informações sobre tudo! 

É possível fazer também um tour virtual no Museu Christian Dior e ver a mostra dedicada ao estilista em Granville, França. 

3.   Valentino Garavani

Nascido na Itália, Valentino começou a sua carreira em Paris e só foi lançar a sua marca anos mais tarde em Roma.  Ele é conhecido como um “maestro” da moda. 

Vestiu algumas das mulheres mais icônicas da história, como Jacqueline Kennedy. 

Não podemos esquecer do Valentino Red, a tonalidade de vermelho que ele usou com tanta personalidade em suas criações que ficou reconhecido como a sua assinatura.

Não deixe de conferir o site da marca, o nosso preferido, com as adoráveis ilustrações de Joana Avillez em:  Chez Maison Valentino. 

4.     Miuccia Prada

Essa estilista italiana extremamente talentosa e uma das admiradas do mundo ficou em quarto lugar no nosso ranking. 

Miuccia Prada surpreendeu o mundo com uma série de bolsas e mochilas em nylon, um tecido até então pouco utilizado pelas marcas de luxo. Uma superinovação!

 Hoje é a diretora criativa da Prada, um império da moda, a marca é reconhecida pelo seu estilo minimalista e o uso de materiais inovativos. 

Veja o vídeo (muito conceitual!) do Grupo Prada sobre a produção na “fazenda de nylon” da sua peça icônica.

Decididamente, é uma marca trendsetter, que antecipa as tendências de moda…até o Diabo veste Prada!

5. Giorgio Armani

Nós não podíamos deixar de fora do topo do ranking Giorgio Armani, um dos estilistas italianos mais bem sucedidos do mundo. 

Ele ficou famoso por criar um novo conceito de tailoring masculino, que logo passou a adotar nas suas coleções femininas. 

Com isso despertou a atenção do mundo fashion, caindo no gosto daquelas mulheres profissionais que faziam suas carreiras no mundo “masculino”. 

Ele propôs blazers femininos descontruídos feitos em tecidos masculinos tradicionais, com ombreiras e lapelas amplas, dando as mulheres um misto de poder e sensualidade. 

Também soube adaptar-se às mudanças do mundo, quando essa estética dos anos 80 dos ombros marcados deu lugar a uma mais feminina.

Giorgio Armani não perdeu tempo e criou um novo modelo de blazer, com formas retas e ombros menos acentuados, que logo virou um must-have do guarda-roupa feminino.   

Veja mais sobre esse estupendo estilista nesse vídeo que conta a sua história: 

6.     Gianni Versace 

Eu sou parcial quando se trata da Versace. Trabalhei dois anos no desenvolvimento de produto da linha feminina em Milão. 

Assim, depois de uma disputa acirrada, a equipe ranqueou o insuperável Gianni Versace no sexto lugar (sob meu protesto!).  

Ele foi um estilista ousado, um verdadeiro superstar! 

Gosto tanto do trabalho dele que escrevi um post específico sobre ele e contando a minha experiência na Versace.

Vale lembrar que muitas celebridades vestiram as peças criadas por Gianni, com destaque para a princesa Diana, que adorava suas peças, algumas inclusive expostas na mostra permanente dos seus principais vestidos no palácio de Kensington em Londres, onde ela morou.  

7.     Domenico Dolce e Stefano Gabbana

Sétimo lugar, com honras, para Dolce e Gabbana.

Os dois, um casal, criaram em 1985 a marca homônima com uma identidade tão rica quanto complexa, que até hoje permite muito espaço para a criatividade. 

Iniciaram com uma linha feminina, na qual os dois designers demonstraram nas suas criações uma grande empatia com as mulheres, valorizando as suas formas e criando modelos que denotavam sensualidade e presença. 

Com inspiração na Sicília, onde nasceu Domenico Dolce, as coleções da marca contam uma história como num filme e se apropriam de elementos da tradição, inspirando-se na maestria dos artesãos da ilha.  

Para Dolce & Gabbana a beleza está nos opostos, os elementos tradicionais se fundem à modernidade. 

Confira as criações dos estilistas e explore a virtual boutique da  Dolce&Gabbana .

8.     Yves Saint Laurent

Em oitavo lugar, o eterno Yves Saint Laurent. 

Esse notável estilista francês ganhou popularidade redesenhando e adaptando a moda masculina ao guarda-roupa feminino. Criou o inusitado “smoking feminino”. 

Nascido na Argélia, quando ainda era colônia francesa, aos 21 anos, ele assumiu a direção criativa de uma das mais famosas maisons da época, a Christian Dior. 

Anos mais tarde, ele fundou a sua própria empresa, sendo reconhecido pelo refinamento e precisão da alta costura. 

Visionário, ao tornar suas coleções “acessíveis” ao público, ele se tornou o precursor do ready-to-wear, como conhecemos hoje em dia.

Confira o vídeo do estilista, contando de modo inusitado um pouco sobre si, no site oficial da marca Yves Saint Laurent (ysl.com).

9.     Salvatore Ferragamo

Em nono lugar, o elegante e sofisticado Salvatore Ferragamo. 

Estilista italiano, com uma visão científica (acredite se quiser, ele estudou anatomia humana, engenharia química e matemática!), um verdadeiro inconformista, surpreendeu o mundo com os sapatos cheios de inovações, como o salto plataforma.

Ele ficou famoso aos calçar inúmeras superstar de Hollywood, como Greta Gabor, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, com seus sapatos luxuosos, superelegantes.   

10.  Oscar de la Renta

Fechando a décima posição, o refinado e criativo Oscar de la Renta.  

Americano, nascido na República Dominicana, ele vestiu mulheres influentes durante seis décadas, desde Sarah Jessica Parker até Hilary Clinton (a primeira vez que uma primeira-dama apareceu na capa da revista Vogue!). 

No meio da moda, ele vai ser sempre lembrado como o homem que sabia exatamente o que as mulheres queriam e, mais que isso, o que desejavam! 

Um verdadeiro cavalheiro que viveu para vestir as mulheres, fazendo-as sentirem incríveis, protagonistas de sua própria história!

Veja mais nas próprias palavras do estilista em: 

11.  Roberto Cavalli

Roberto Cavalli é, sem dúvida, um dos mais aclamados estilistas do mundo.

Italiano, nascido em Florença, Cavalli chocou o mundo com as suas estampas extravagantes, coloridos vestidos de noite em couro e as peças em denim.

Elegância exótica é a sua assinatura, com suas estampas e glamour boêmio. 

O estilista também desenhou alguns dos mais célebres vestidos do tapete vermelho e vestiu celebridades como Jennifer Lopez, Madonna, Sarah Jessica Parker e Catherine Zeta-Jones. 

Veja mais sobre ele: Roberto Cavalli e suas criações

12.  Karl Lagerfeld

Em seguida, considerado por nós um dos mais visionários estilistas do mundo, o alemão Karl Lagerfeld.

Nascido em Hamburgo, ele trabalhou para diversas marcas famosas, como Chanel e Fendi. 

Conhecido pelos seus designs ousados e a sua constante reinvenção, pode ser considerado um fenômeno na moda, capaz de interpretar o mood do momento e antecipar tendências como nenhum outro estilista jamais conseguiu. 

13.  Marc Jacobs

O designer novaiorquino Marc Jacobs revolucionou a moda, como uma tempestade criativa. 

Com a sua ousadia, criou peças que agradam desde Cara Delevingne, Dakota Fanning a Kate Moss e Lady Gaga.

Teve o importante apoio de Anna Wintour, a lendária editora, que muitas vezes promoveu suas criações, publicando-as na revista Vogue. 

Ele trabalhou por 16 anos na criação artística da Louis Vutton, até 2013.

Todavia, desde 1984, quando criou sua própria marca, nunca mais deixou de impressionar fashionistas em todo o mundo.    

Conheça a história e o mundo desse estilista em:  World of Marc Jacobs.

Veja esse depoimento muito pessoal e descontraído do estilista sobre o seu estilo e a moda, Paris e New York, como ele começa o dia etc.

14.  Vivienne Westwood

Considerada a mais excêntrica fashion designer do mundo, a inglesa Vivienne Westwood ficou famosa no fim dos anos 70 ao criar coleções influenciadas pelo movimento punk rock e grunge. 

O seu estilo ousado fez com que ela se tornasse uma figura icônica no mundo da moda. 

Uma verdadeira lenda viva no mundo fashion!  

Confira a história da estilista no mundo da moda desde seu início em 1971 até hoje em: A história de Vivienne Westwood

15.  Alexander McQueen

Foi uma triste surpresa quando Alexander McQueen tirou a sua vida em 2010.

Ele trabalhou para grandes nomes da moda e ficou conhecido pelo seu vasto conhecimento de tailoring.

Já com grande reputação, em 1992 criou a sua marca homônima. 

Reconhecido pela sua extravagância e o seu extraordinário senso de design, a empresa continuou fazendo sucesso mesmo após a sua morte. 

A grife Alexander McQueen foi responsável pela criação do tão aclamado vestido de casamento de Kate Middleton em 2011, sob a direção criativa de Sarah Burton.

Conheça um pouco do seu mundo conceitual:  Alexander McQueen Luxury

Esses são os grandes nomes da moda para a My fashion blomme!  

Não existem outros estilistas notáveis?

Claro que ficaram de fora muitos estilistas renomados, como Silvia Venturini Fendi, Cristóbal Balenciaga, Tom Ford, Pierre Balmain, Hubert de Givenchy, Isabel Marant, Stella McCartney, Alessandro Michele, Riccardo Tisci, Alexandre Herchcovitch e muitos outros. 

Você concorda com esse ranking? 

Na sua opinião existe outro estilista que mereça estar aqui entre os 15 maiores? 

Qual o seu estilista favorito? 

Dê a sua opinião!

Quer saber mais sobre o que acontece nos bastidores da moda?

Inscreva-se no nosso canal no Youtube My fashion blomme! e fique por dentro do que acontece no fascinante mundo da moda!

22 comentários em “Os 15 maiores estilistas de todos os tempos!

  1. Gravíssimo a ausência de John Galliano e de Pierre Cardin, que foi um marco em vários sentidos, citaria tb Houssein Chalayan.

  2. Olá Silvio, ótimo comentário. Nossa equipe entende o seu ponto de vista. Desde as aulas no meu master na Itália, há 9 anos, até hoje, nos diversos trabalhos que tive na moda, os maiores estilistas sempre foram razão de discussões (acaloradas!). Abraços

  3. Sim, concordo que sejam 15 notáveis estilistas, sendo que o número 10 ou 15 sempre traz essa noção superficial e momentânea do que aparenta ser… sorte foi à citação, ao final do texto, de outros tão grandes estilistas, e mesmo que se chegasse à um numero bem maior, 30 ou 60 nomes, acredito seria notável terem começado tipo em uma ordem cronológica essa listagem dando assim uma idéia constituída na história do que realmente representam estes nomes nos costumes (Moda) da Humanidade.
    Lembrando que da costura sob medida à moda atual grandes nomes e adventos, por exemplo J.C.weil e o movimento “prêt-à-port” alavancou a cultura modista em todo o mundo levando em conta, claro, o Estilo local em cada tempo e lugar , e o nome proeminente de seu estilista…

  4. Ótima sugestão! De fato, a moda reflete a sociedade e o momento histórico, e os grandes estilistas os traduzem, como artistas que são, com singularidade.

  5. Nós também gostamos muito do trabalho de Emilio Pucci e da Missoni; aqui na Itália são icônicos. Certamente entrariam no nosso ranking dos 20 maiores de todos os tempos!

  6. Opa consegui achar a informação correta que estava
    procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
    internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.

  7. Agradeço pelo seu comentário! No final do post falamos que existem vários outros grandes estilistas que não estão na nossa lista dos 15 maiores. Concordamos com a sua opinião que ele foi um grande estilista e relevante na história da moda. Vamos escrever sobre ele. Até breve!

  8. Eu acho que o estilista libanês Elie Saab deveria ser mencionado. Há muito vem fazendo um trabalho maravilhoso em alta costura e deveria figurar entre os melhores. Um frescor para a moda, gente nova com gosto refinado, seus desfiles são sempre magníficos.

  9. Olá Beatriz, ótima sugestão! Gostamos muito de Elie Saad, imaginar que ele começou fazendo vestidos de noiva e hoje é referência na alta costura. Sem dúvida um frescor como disse. Muitos estilistas incríveis ficaram de fora, vamos preparar um post sobre ele.

  10. Excelente texto!!!! Parabéns! Muita informação interessante! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento conosco! Abs

  11. Excelente texto!!!! Parabéns! Muita informação interessante! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento conosco! Abs

  12. Uma lista com 15 nomes não ter Givenchy é imperdoável 🙄.
    E não ter uma menção honrosa para o pai da nossa Lei Áurea ,que nós libertou dos espartilhos é uma gafe.
    Salve Paul Poiret. 🙏😔🙏

  13. Parabéns pela matéria! Entretanto, senti falta dos estilistas japoneses, especialmente Issey Miyake.

  14. Agradecemos por compartilhar sua opinião conosco! Estamos sempre abertos a sugestões e valorizamos o feedback dos nossos leitores. Vamos escrever sobre a Carolina Herreira em um outro post. Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Capas, mantas e ponchos: aposte no conforto supremo! Camisas sociais conquistaram as passarelas femininas! Boxy em alta! Blazers amplos prometem dominar o inverno Experimente o activewear retrô nos seus treinos Aposte na tendência: o baile minimalista dos anos 90 Saia midi envelope é uma tendência para 2025 Geometria na moda: aposte no eveningwear com design escultural Túnicas criam looks “não tão clássicos” para o inverno! Ladylike: ombros marcados reinventam as malhas! Minivestidos continuam em alta: veja como usá-los! Drapeados: aposte no romanticismo da temporada Eleve seu inverno com este blazer icônico Estilo boêmio: aposte em mangas volumosas para o inverno 2024 Armações dos anos 90 de volta à moda: o revival que você vai amar! Calça flare: abrace o estilo (ou fuja dele!) Aposte na tendência: 5 looks com trench para você usar já! Purist Utility: conforto e praticidade na tendência utilitarista Maximalismo Ornamental: tendência inspirada pelo surrealismo da IA para o verão 2025 Antropomorfismo: a estética dos desenhos animados para o mundo real Refúgio Tropical: serenidade, consolo e renovação!
Capas, mantas e ponchos: aposte no conforto supremo! Camisas sociais conquistaram as passarelas femininas! Boxy em alta! Blazers amplos prometem dominar o inverno Experimente o activewear retrô nos seus treinos Aposte na tendência: o baile minimalista dos anos 90 Saia midi envelope é uma tendência para 2025 Geometria na moda: aposte no eveningwear com design escultural Túnicas criam looks “não tão clássicos” para o inverno! Ladylike: ombros marcados reinventam as malhas! Minivestidos continuam em alta: veja como usá-los! Drapeados: aposte no romanticismo da temporada Eleve seu inverno com este blazer icônico Estilo boêmio: aposte em mangas volumosas para o inverno 2024 Armações dos anos 90 de volta à moda: o revival que você vai amar! Calça flare: abrace o estilo (ou fuja dele!) Aposte na tendência: 5 looks com trench para você usar já! Purist Utility: conforto e praticidade na tendência utilitarista Maximalismo Ornamental: tendência inspirada pelo surrealismo da IA para o verão 2025 Antropomorfismo: a estética dos desenhos animados para o mundo real Refúgio Tropical: serenidade, consolo e renovação!