Quem foi Richard Avedon?
É sempre uma tarefa difícil ficar por dentro dos grandes nomes da fotografia de moda, ainda mais quando eles fizeram sucesso há algum tempo.
Richard Avedon tinha uma visão muito particular que mudou a fotografia na moda, ousado, suas fotos contavam uma história.
Talvez hoje tanta ousadia não seja novidade, mas com Avedon a fotografia de moda ganhou status de arte!
Richard Avedon e como tudo começou!
Richard Avedon nasceu e cresceu em Nova York, cidade que serviu de inspiração e como cenário para muitas das suas fotografias.
Antes de completar 20 anos de idade, em 1942, ele se juntou às forças armadas dos EUA na Segunda Guerra Mundial, como fotografo da marinha mercante, mas foi somente quando ele tirou centenas de fotos de rostos nos campos de batalha que ele se deu conta que estava virando um fotógrafo profissional.
De fato, dois anos depois ele deixou a marinha e começou a trabalhar no mundo da moda como fotógrafo freelance.
Inicialmente ele contribuiu para a revista Harper’s Bazaar.
Ele se recusava a usar o estúdio da revista, escolhendo fotografar as modelos nas ruas, em discotecas, praias e outros locais incomuns para época.
Usando seus conhecimentos de fotografia e muita criatividade para compor as suas fotos, ele logo fez enorme sucesso na Harper’s Bazaar.
Richard Avedon se encantou com a capacidade da fotografia de exprimir a personalidade de uma pessoa.
Ele registrou com a sua câmera poses, atitudes, penteados, roupas e acessórios, que considerava elementos chave para desvendar a personalidade de quem estava na frente da câmera dele.
Ele deixou a Harper’s Bazaar em 1965, logo após muitas críticas pela sua colaboração com modelos de etnias diversas.
Um fotógrafo a frente do seu tempo!
Se uniu, em seguida, à Vogue, onde permaneceu por vinte anos.
Richard Avedon e o seu legado!
Em 1992, Richard Avedon se tornou o primeiro fotógrafo (não freelance!) a trabalhar para The New Yorker, onde o seu trabalhou ajudou a definir a estética da revista.
Nessa época, as suas fotografias também apareceram na revista francesa Égoïste.
Ele criou o seu próprio estúdio, obtendo muito sucesso.
Foi responsável por eliminar as barreiras entre as fotografias de arte e aquelas para fins comerciais.
Richard Avedon além de ter feito fotos publicitárias para marcas como Calvin Klein, Versace e Revlon. Ele fotografou grandes nomes da moda, como Coco Chanel, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Naome Campbell, da arte, como Andy Warhol e Pablo Picasso, e da música, como os Beatles, dentre outros.
Ele também criou a The Richard Avedon Foundation, e as suas fotografias estão expostas em muitos museus pelo mundo afora.