Saiba tudo sobre a estilista Miuccia Prada, uma das protagonistas mais admiradas da cena cultural italiana e da moda internacional.
Miuccia Prada e seu estilo rigoroso, elegante e criativo – alguns babados, algumas penas e muitos detalhes – tornaram-se reconhecíveis no cenário da moda internacional, ajudando a tornar a própria estilista, já muito amada por suas marcas, Prada e Miu Miu, um ícone da moda.
Nas criações de Miuccia nada é o que parece e tudo fala, elegantemente, de moda. Afinal, ela cresceu com a moda, literalmente!
Foi o seu avô Mario quem fundou a empresa que deu origem àquela que todos conhecemos: a Prada.
Na época eles se especializaram, exclusivamente, na criação e produção de acessórios e artigos em couro.
Mas foi só com a chegada de Miuccia em 1978, à frente da direção da Maison, que a linha de prêt-à-porter também foi lançada.
Anos mais tarde, em 1993, Miuccia criaria a Miu Miu.
Antes dessa nova era da internet com as mídias sociais, quando não havia muitas oportunidades de se ver de perto os estilistas, como se vestiam, a saudação da plateia no final do desfile era um momento aguardado, que nos aproximou de Miuccia que sempre dava um recado, com sua forte e marcante presença.
Hoje, após décadas de desfiles impecáveis, coleções surpreendentes e muita criatividade, que deixaram uma inegável marca na história da moda, Miuccia é codiretora criativa da Prada, junto com o estilista belga Raf Simons, e continua a antecipar as tendências de moda.
Vale lembrar que as tendências de moda compreendem um amplo espectro social, cultural e individual e direcionam para sinais de novas mentalidades, que tendem a influenciar a vida das pessoas e, consequentemente, a moda.
Nesse contexto, Miuccia, iluminada pelas luzes do sistema da moda, sempre esteve à frente de seu tempo e é capaz de prever os comportamentos sociais de uma época com maestria.
Gostaria de saber mais sobre Miuccia Prada? Então, junte-se a nós na descoberta da vida e obra de um dos maiores ícones da moda internacional.
Fratelli Prada: como tudo começou!
Hoje, sinônimo de luxo e sofisticação, a criação da Prada deve-se aos irmãos, Mario e Martino Prada, artesãos especializados em artigos de couro, que em 1913 resolveram abrir, em Milão, uma loja com o nome de Fratelli Prada.
Eles criavam seus produtos e os confeccionavam à mão: artigos de couro, bolsas, malas e acessórios de viagem, feitos com acabamento perfeito e de grande durabilidade, em materiais nobres, de qualidade e diferenciados, que podiam ser, inclusive, personalizados.
Aos poucos, os produtos dos irmãos Prada chamaram a atenção, conquistando uma clientela seleta, atraíram o interesse da alta sociedade, da aristocracia e da monarquia italiana, recebendo inclusive, por escrito, o reconhecimento da Casa de Savoia, que reinou na Itália entre 1861 e 1946.
Um documento com o selo e o brasão da Casa de Savoia foi colocado, com a permissão dos monarcas, no estabelecimento à vista da clientela, indicando que a Fratelli Prada fornecia seus produtos à realeza.
Assim, a marca atravessou fronteiras e chegou também às demais aristocracias na Europa.
Uma curiosidade: o brasão da família real italiana, a palavra Milano, a cidade da qual provinha a família Prada, e 1913, a data da criação da empresa, eram gravados no couro dos produtos confeccionados, inseridos num pequeno triângulo equilátero de metal aplicado invertido, dando origem ao logotipo da empresa como conhecemos hoje em dia.
Da Fratelli Prada a Prada: a criação de um império!
Contam que Mario Prada não admitia que opinassem sobre suas criações ou problemas financeiros, mas, em 1958, quando teve de se afastar da direção, quem o substituiu foi sua filha Luiza, única que se interessou pelos negócios do pai e os administrou por mais de 20 anos.
Miuccia Bianchi Prada, ao contrário da mãe, não se interessava pelos negócios da família, mas, em meados dos anos de 1970, ela passou a fazer parte da empresa e sucedeu a mãe na direção da Fratelli Prada em 1978.
Na época, a loja havia perdido um pouco de seu prestígio e passava por um momento financeiro difícil. Miuccia veio com uma nova visão, mais contemporânea, com criatividade, inteligência e, aos poucos, foi conseguindo resgatar o status que a empresa teve no passado.
Em 1979, Miuccia conheceu Patrizio Bertelli, fabricante de artigos de couro, que mantinha negócios com a família.
Eles passaram a trabalhar juntos, em sintonia, estudando inovações e apresentando novas ideias de produtos, Miuccia como responsável pela parte criativa e Bertelli pela administração.
Nesse mesmo ano lançaram a primeira coleção de sapatos e bolsas assinados por Miuccia, que não fez grande sucesso.
No início dos anos 80, Miucci Prada, entre outros, lança uma mochila, preta, em em nylon, material inusual até então utilizado pelo exército para construir barracas, por ser resistente, de alta durabilidade e de fácil limpeza, somente as alças da nova criação de Miuccia eram em couro.
No início as pessoas não aceitaram bem a nova proposta da estilista, provavelmente pelo preço, muito alto comparado com outras bolsas similares ou modelos assinados por outros estilistas prestigiados, mas depois a aceitação foi enorme e se tornou irresistível, uma verdadeira it-bag como poucas.
Possuir a mochila ou uma bolsa em nylon da Prada se tornou sinônimo de status.
Em 1987 Miuccia e Bertelli se casaram, e a Prada já mostrava uma grande recuperação e um enorme potencial, antecipando o que viria a se tornar nas décadas seguintes.
Os anos 80 foram, sem dúvida, anos de grandes mudanças na empresa.
A marca muda o nome, ou seja, passa a se chamar Prada.
Miuccia lança a primeira coleção de prêt-à-porter feminina. A estilista surpreende os críticos e convidados com o seu desfile, causando grande furor no mundo fashion. Tecidos inusuais, uso de novas tecnologias na criação de suas coleções, um novo estilo, com peças extremamente práticas e funcionais.
Nesse período foram inauguradas inúmeras lojas no exterior, primeiro Nova York e Madri, seguido por Paris, Londres, Tóquio.
No fim da década de 80 existiam mais de 40 lojas espalhadas nos três continentes, só no Japão a marca contava com 20 lojas.
Em 1993, lançam a Miu Miu, linha de moda feminina, com modelagem jovem e moderna, preço mais “acessível”, trazendo à nova marca prestígio e inovação inerente do estilo de Miuccia. No ano seguinte, lançaram também a linha masculina.
A Miu Miu, nome que se refere ao apelido de Miuccia na infância, foi o primeiro passo para novos segmentos e marcas que foram surgindo e incorporados ao grupo da Prada.
A cultura e as artes sempre recebem o apoio e o incentivo da Prada.
Em 1995, criam a Fundação Prada com o objetivo de oferecer um espaço para debates e para exposição de projetos e arte, principalmente, a contemporânea.
A empresa inicia o novo milênio com uma avalanche de lançamentos e inaugurações.
Hoje, a Prada está presente em mais de doze países da Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e na América do Sul. No Brasil há sete lojas, distribuídas entre São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Brasília.
A Prada se transformou num grande império graças a Miuccia e Bertelli.
Vale lembrar a publicidade e o tributo que a marca ganhou com o bestseller “O Diabo veste Prada”de Lauren Weisberger , e o filme baseado no livro, lançado em 2006, com Meryl Streep e Anne Hathaway no elenco, amados pelos fashionistas de todo o mundo.
Miuccia Prada: uma estilista à frente do seu tempo!
Miuccia nasceu em 10 de maio de 1949, em Milão, neta de Mario Prada, filha de Luigi Bianchi e Luisa Prada, a estilista foi batizada com o nome de Maria Bianchi, mas foi o apelido de infância Miu Miu que, mais tarde, deu origem ao nome Miuccia.
Hoje, ela é uma das mulheres mais poderosa do mundo, sua empresa é um império e sua fortuna estimada em 5.3 bilhões de euros.
Na adolescência, na década de 60, adotou o estilo hippie, na juventude, ela se filiou ao partido comunista italiano e foi integrante do movimento feminista.
A estilista estudou teatro e mímica, durante cinco anos, chegando a se apresentar em Milão. Miuccia, atuante nos movimentos estudantis, formou em ciências políticas e tem PhD pela Università degli Studi di Milano.
Com o tempo, passou por “exercer o papel político” por meio do seu trabalho, pincelando suas criações com as convicções que traz desde jovem.
Miuccia sempre compreendeu o que desejam as mulheres: artigos com estilo, práticos, sem perder a qualidade, a beleza e a contemporaneidade, reinventando o conceito de belo e o feminino na moda.
Miuccia Prada e a criação do ugly chic!
Uma coisa é certa: o sistema de criação da moda se baseia no conceito de beleza, pelo menos aquele no sentido tradicional da palavra, ou seja, na construção de peças com uma estética atraente e desejável.
Todavia, todo grande designer, à sua maneira, joga, ou jogou, com o contraste entre o belo e o feio nas suas coleções, mas ninguém o fez com tanta maestria quanto a Miuccia Prada.
Sem dúvida, a criação do “feio chique”, um estilo, uma ideia e, mais que isso, uma estética que derruba todas as barreiras, revolucionando a maneira de vestir, consagrou-se com a Prada.
As criações de Miuccia Prada, uma estilista cerebral, são um ato feminista, escondem camadas e mais camadas de significados.
E por que trazer o “feio” para o guarda-roupa feminino? A própria estilista nos explica…
Feio é atraente, excitante. Para mim, a investigação do que é feio é mais interessante do que a noção de beleza que a burguesia tem. E por quê? Porque feio é humano e isso toca o lado ruim e “sujo” das pessoas.
Miuccia Prada, The New York Times, 2013.
Assim como a estilista, outros movimentos e tendências como a da garota estranha nos mostram que, pelo menos no vestir, as regras nunca deveriam ter tido lugar, e não há nada de estranho nisso.
Existe um espaço que faz florescer o estilo pessoal, e o feio torna-se belo e vice-versa.
Basta pensar no trabalho de Miuccia Prada e como ela, mesmo com seu estilo único, peculiar e genuíno, tornou-se um ícone fashion.
Assim, a moda de Miuccia é progressista, inovadora; suas criações diferem muito das criações de outros grandes estilistas. Muitas vezes, ela é irreverente e ousada, uma criadora de tendências pela escolha do design e tecidos, mas sempre com corte e caimentos impecáveis.
Miuccia Prada revoluciona a moda, ano após ano, com cada uma das suas coleções, um verdadeiro ícone, reverenciada e influente, uma referência no mundo na moda internacional.