Você sabe o que são conglomerados de luxo e qual a importância deles para o mundo da moda?
Os 10 maiores conglomerados de luxo geraram 143,6 bilhões de dólares em vendas em 2019, mais da metade (51,2%) do total das vendas dos 100 maiores do mundo.
Também conhecidos como grupos de luxo, os conglomerados são empresas globalizadas que controlam várias marcas renomadas.
O primeiro lugar no ranking é do poderoso grupo francês LVHM, dono de marcas como Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi e Marcs Jacobs.
E em segundo lugar vem o grupo francês Kering, proprietário das marcas Gucci, Balenciaga, Yves Saint Laurent dentre outras.
A gigante de luxo norte-americana Estée Lauder Group ficou em terceiro lugar, seguida pelo grupo francês Richemont, dono das marcas Cartier, Montblanc, Chloé etc.
A França lidera o ranking dos top 10, ganhando disparado em termos de vendas. Confira aqui os grupos e suas marcas.
Esse ranking tem como base o total das vendas e receitas em 2019, segundo o ultimo relatório da Deloitte elaborado em 2020.
Você pode conferir aqui o relatório Deloitte.
Os conglomerados de luxo, COVID-19 e mudanças à vista
Em 2020, por vários meses, enfrentamos restrições e incertezas que geraram quedas nas vendas tradicionais do varejo.
Quase todos os eventos e desfiles importantes programados ano passado foram cancelados ou remarcados e muitos deles foram transformados em formato virtual (não deixe de conferir o nosso post sobre o futuro da moda).
Os grupos de luxo tiveram que buscar novas formas de conectar com os clientes e novos paradigmas de criação de valor, sobretudo com a migração para o meio digital.
Um exemplo é a Amazon, que em setembro de 2020 lançou uma plataforma “shop in shop” para venda de produtos de luxo online com a tecnologia “View 360o” que permite ver em detalhes as peças.
Além disso, várias marcas desses grupos passaram a fazer uso da inteligência artificial, para mapear as preferências e o comportamento dos consumidores, bem como para a personalização de serviços e produtos.
Mas essa migração para o formato virtual que estamos assistindo só está no começo e as mudanças são tão impactantes que mereceram outro post que publicaremos em breve.
A Hermes faz parte de algum conglomerado? Obrigada. Parabéns
O grupo francês da Hermès está no décimo primeiro lugar no ranking. Por pouco não encontrou nos top dez. Ótima pergunta!
Por curiosidade, a Burberry está no vigésimo e Giorgio Armani vigésimo sexto lugar.
O grupo se chama Hermès Internacional SCA e é proprietário das marcas Hermès e John Lobb, de sapatos e acessórios.
Obrigada pela atenção
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Olá Amanda, que bom que gostou do nosso conteúdo. Ficamos curiosas com o seu site, obrigada pela dica!