Gisele Bündchen, aprendizados para uma vida com mais significado.

Gisele Bündchen, aprendizados para uma vida com mais significado

“Como você ainda não leu o livro da Gisele Bündchen?”, perguntou-me surpresa minha amiga, que também trabalha com moda. 

Ela me deu um exemplar de presente.

“Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado”, 240 páginas.  

Li o livro num fôlego, ela tinha razão! 

Gisele Bündchen conta no livro a vida dela, desde menina no interior do Brasil até tornar-se uma das modelos mais conhecidas no mundo.

O livro é surpreendentemente simples (como ela própria se descreve!) e sem pretensão literária, mas a história é intensa e me deu o que pensar.

Gisele Bündchen, a ubermodelo!

Gisele tem um percurso excepcional, em termos profissionais, como todos sabem. 

Ela é respeitada no mundo da moda pela sua disciplina e profissionalismo.

De fato, isso são valores para ela:

“Acredito que todo sucesso que eu tenha alcançado na vida seja resultado de foco, trabalho árduo, dedicação, pontualidade, fazer o que era necessário, sempre dando 100% de mim em tudo o que fazia — e ainda é assim que levo a vida: com disciplina.”

Não podemos esquecer que ela inovou na passarela, criou um jeito de desfilar cheio de personalidade, que tem a ver, segundo ela, com uma “limitação”: ter os pés pequenos, ser alta e ter que se equilibrar em saltos altíssimos.  

Mas o livro é mais que isso! 

Ela relata inúmeras experiências e situações que enfrentou no mundo da moda, inimagináveis para quem acompanha a vida dela apenas nas passarelas, rodeada de luxo e glamour. 

É isso que vou contar nesse post!

Os aprendizados de Gisele Bündchen, uma pessoa muito real!

Nesse percurso ela teve vários aprendizados, que dão nome aos oito capítulos do livro:

  1. Tudo começa com a disciplina; 
  2. Desafios são oportunidades disfarçadas; 
  3. A qualidade da sua vida depende da qualidade dos seus relacionamentos; 
  4. Nossos pensamentos e palavras têm poder – use-os com sabedoria; 
  5. Onde você focar sua atenção é onde colherá resultados; 
  6. A natureza: nossa maior professora; 
  7. Cuide de seu corpo para que ele possa cuidar de você;
  8. Conheça a si mesmo.

Cada aprendizado foi fruto de muitos desafios e dificuldades. 

Ao contá-los, desnuda emoções, dilemas e escolhas, de forma tão transparente, sem medo de se expor, e surpreende o leitor. 

São aprendizados muito especiais para quem quer se aventurar no mundo da moda.  

Veja algumas dicas de Gisele.  

Os julgamentos que não faltaram.  

Havia quem não acreditasse no seu potencial…nos seus olhos pequenos, nariz grande ou corpo atlético! 

“Aos 14 anos, nada parecia ser mais desagradável ou me fazia sentir mais constrangida do que um estilista me dizendo que eu era bonita, ou um fotógrafo me dizendo como fazer uma pose, ou ainda ouvir um editor comentando sobre o meu corpo, os meus seios, os meus olhos ou o meu nariz como se eu não estivesse lá.”

Embora a moda tenha sido o caminho que se abriu para ela, ao qual é muito grata, ela deixa claro as dificuldades que enfrentou no trabalho no mundo fashion.  

 De fato, muitas situações contadas me lembram aquelas que assisti e vivenciei na minha vida profissional.

 Mas isso contei noutro post: Stress na moda.

Porque não devemos nos comparar!

No mundo de hoje é fácil sentir-se inadequado, e não foi diferente nem para Gisele!  

“Somos todas bombardeadas com imagens de como deveria ser nossa aparência, ou de como deveríamos nos comportar. E, sim, sei que por mais de duas décadas trabalhei numa indústria que tende a exaltar padrões inalcançáveis de beleza, estilo e glamour. Sei também que as redes sociais são talhadas para expor os melhores momentos das nossas vidas, não os piores.”

O eu verdadeiro.

Ela aprendeu muito jovem a se proteger, a sobreviver e ser bem sucedida no mundo da moda. E como?  

“O irônico é que, embora eu seja conhecida pelo meu trabalho como modelo, nunca senti que aquela pessoa na passarela, ou nas revistas, ou nos comerciais de TV fosse eu. (…) O meu eu privado era Gisele, mas a modelo Gisele era ela. Era como eu a chamava também — ela. Ela era uma atriz. Uma performer. Uma camaleoa. Uma personagem que criei para expressar a fantasia de um estilista.”

“Era como se, me desconectando de mim mesma, pudesse ser livre, enquanto mantinha o meu eu verdadeiro escondido e seguro.”

Vale como dica para todos nós, modelos, estilistas ou desenvolvedores de produto (como eu!), especialmente quem está entrando no mundo da moda agora. 

As escolhas.

Gosto de pensar que ela está certa quando diz que:

“Se fizermos escolhas mais conscientes e com uma maior compreensão de nós mesmos, estaremos mais alinhados com o nosso propósito na vida, seja ele qual for. (…) Descobri que a natureza é uma grande professora e uma fonte de cura muito poderosa. Aprendi a prestar atenção à minha voz interior, de quem obtive insights importantes mesmo quando eu não queria ouvir. Aprendi que nossos pensamentos, nossas palavras e ações estão conectados, e por que precisamos ser cuidadosos com eles.”

A exaustão física e mental e o yoga.

Gisele, ao compartilhar as suas experiências, confessa que algumas foram muito difíceis. 

Ela menciona que o mundo da moda havia consumido a sua saúde física e mental.

Nesse período, ela não recusava nenhuma proposta de trabalho, sua semana era de sete dias e ela mal tinha tempo para se alimentar direito. Essa escolha de vida teve um preço que ela conta no livro: síndrome de pânico, claustrofobia e um mal estar profundo, fazendo-a até mesmo questionar se queria continuar viva.

“Então rezei. Rezei pedindo clareza e orientação sobre o que deveria fazer. Pedi que me fosse mostrado o caminho. Fiz o que sempre faço quando rezo — pergunto a mesma coisa várias vezes até surgir uma resposta. Naquela noite, recebi a resposta: ioga.”

Gisele explica a importância da prática e da respiração do yoga na sua vida desde então.

“A respiração pranayama parecia ser importante para a minha cura. Prana é a força vital do Universo. (…) Pode ser encontrada em alimentos de boa qualidade, na respiração correta e no pensamento positivo. (…) Às vezes as pessoas me perguntam que papel a ioga desempenha na minha vida hoje. A resposta simples é: para mim, a ioga, como a meditação, me ajuda a permanecer presente. É como estar constantemente no papel de observadora de mim mesma, atenta a cada sentimento.

“A ioga me devolveu a vida.”

Eu vivi o mesmo sentimento de ter mais equilíbrio na minha vida ao praticar o yoga, que por sorte eu já conhecia desde cedo, por causa da minha mãe, uma praticante assídua.  

Os quatro passos para o objetivo

Gisele conta que para atingir os seus objetivos ela adota quatro passos simples:   

  1. Clareza… tudo na vida começa com um sonho.
  2. Foco…  tomar as várias pequenas atitudes que vão impulsionar você̂. 
  3. Dedicação... é aqui que entra o trabalho árduo.
  4. Humildade… um valor para vida!   

Os aprendizados, dicas e passos deixam claro o esforço pessoal de Gisele, e ninguém pode duvidar que ela chegou aonde se propôs!

Aos 38 anos, Gisele deixa claro no livro os valores que, em síntese, norteiam a vida dela: 

“Meu objetivo é estar presente. Sentir e viver a vida profundamente, mesmo quando o que estou sentindo é intenso e toma conta de mim, ou as vezes me faz cair no choro (o que acontece de vez em quando). Viver uma vida plena e significativa, com consciência do que está acontecendo ao meu redor — e inspirar meus filhos a viverem assim também.” 

Enfim, o livro “Aprendizados” mostra valores e caminhos e é uma ótima autobiografia!

A leitura me fez refletir sobre os relacionamentos que estou cultivando na minha vida, especialmente aqueles do meu trabalho na moda!

Gisele generosamente nos oferece o que aprendeu, detalhando os aprendizados e passos que funcionaram com ela e nos instiga a ser uma pessoa melhor! 

Para os profissionais da moda, que vivemos mergulhados num mundo cheio de criatividade, beleza e glamour, tomado por imagens, conceitos e idealização, o livro mostra a importância de preservar a linha, muitas vezes tênue, entre o pessoal e o profissional, o imaginário e o real, a verdade e a ilusão. 

Well done, Gisele! 

Deixem seus comentários e nos vemos em breve compartilhando conhecimentos de literatura e moda. 

16 comentários em “Gisele Bündchen, aprendizados para uma vida com mais significado

  1. Ótimo texto! Sensível e profundo e leve. Uma ótima leitura adorei e fiquei com vontade de ler o livro da Gisele! Parabéns!

  2. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

  3. Oi Patricia, ficamos muito felizes com o seu comentário e, mais ainda, do nosso conteúdo ter sido útil. Tudo que escrevemos é baseado na nossa experiência. Desejamos igualmente muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Moda Praia 2025: inspirações versáteis para o seu look Vintage em alta: aposte em jeans desgastados e detalhes genuínos O slipdress conquistou as ruas: aprenda a usar o seu 3 tendências que quero adotar em 2025 Do guarda-roupa masculino para o feminino: a jaqueta de couro Os looks mais incríveis para o Natal 2024: tendências que amamos Tecidos leves tornam o blazer perfeito para o verão! Inspirações de looks femininos com cardigans Saia Boho: o must-have da temporada! O tailleur mini: a nova aposta para 2025 Quebre as regras: o trench como você nunca viu antes Jogo de contrastes: como criar looks criativos Da passarela ao dia a dia: peças que vão conquistar você! Paris: as tendências da primavera/verão 2025 Semana de moda de Milão: leveza, simplicidade e consciência ambiental em alta As tendências de Londres para a próxima temporada 3 itens-chave da estética hiper feminina: tendência de NY Seu estilo, suas regras: aposte em detalhes punk Cintos largos aderem à tendência de revival dos anos 80 As flores marcam presença na moda com um interesse renovado
Moda Praia 2025: inspirações versáteis para o seu look Vintage em alta: aposte em jeans desgastados e detalhes genuínos O slipdress conquistou as ruas: aprenda a usar o seu 3 tendências que quero adotar em 2025 Do guarda-roupa masculino para o feminino: a jaqueta de couro Os looks mais incríveis para o Natal 2024: tendências que amamos Tecidos leves tornam o blazer perfeito para o verão! Inspirações de looks femininos com cardigans Saia Boho: o must-have da temporada! O tailleur mini: a nova aposta para 2025 Quebre as regras: o trench como você nunca viu antes Jogo de contrastes: como criar looks criativos Da passarela ao dia a dia: peças que vão conquistar você! Paris: as tendências da primavera/verão 2025 Semana de moda de Milão: leveza, simplicidade e consciência ambiental em alta As tendências de Londres para a próxima temporada 3 itens-chave da estética hiper feminina: tendência de NY Seu estilo, suas regras: aposte em detalhes punk Cintos largos aderem à tendência de revival dos anos 80 As flores marcam presença na moda com um interesse renovado